sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Cultura, trabalho, cidadania e ensino de História

O tripé formação humana, formação para o trabalho e para cidadania orientam o ensino médio regular no Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece em seu texto:

Seção IV
Do Ensino Médio

Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:
I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV - a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

A dimensão educacional do trabalho, para aqueles estudantes que já iniciaram sua vida profissional é um importante campo de aprendizados, assim como a educação básica no nível médio tem um papel relevante na formação dos/das estudantes para se desenvolverem profissionalmente.

Um momento marcante dessa jornada - que dura a vida inteira - é a escolha do curso superior e da profissão que pretende seguir. Alguns se espelham na profissão de pais ou familiares que admiram, outras pessoas desenvolveram talentos desde bem jovens e decidem seguir um caminho que amplie suas aptidões e desejos, mas muitos ainda não sabem que caminho trilhar ou mesmo quais são suas qualidades e afinidades para o mundo do trabalho. Sobretudo neste momento em que as políticas governamentais reduzem as possibilidades de ingresso no Ensino Superior para estudantes de escolas públicas, seja pelo violento corte de verbas para a educação, seja pela reforma do Ensino Médio que está em curso (entenda mais sobre o assunto:"Reforma do Ensino Médio é aprovada no Senado", El País - 09 fev 2017).

Testes vocacionais são instrumentos que nos auxiliam a encontrar cursos que tenham a ver com a gente. Abaixo deixo o link de três testes, para te ajudar a escolher o curso de nível superior que você fará após o ensino médio:

Teste - ênfase nas relações interpessoais
http://www.guiadacarreira.com.br/teste-vocacional/


Teste - ênfase nas afinidades socioculturais
http://www.mundovestibular.com.br/pages/teste_vocacional.html

Teste - ênfase comportamental
http://souvestibulando.com/teste_vocacional.php

Teste das 7 inteligências:
http://www.guiadacarreira.com.br/testes/teste-7-inteligencias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário